Dados do Trabalho


Título

Uso combinado de 68Ga-DOTATATE e 18F-FDG em pacientes com carcinoma medular de tireoide

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O objetivo desse estudo é analisar a positividade dos exames de PET/CT com 68Ga-DOTATATE e 18F-FDG em pacientes com carcinoma medular de tireoide (CMT).

Material(is) e método(s)

Realizamos busca em 5359 exames de PET/CT realizados entre 28/06/2019 até 24/08/2023, procurando exames com indicação de carcinoma medular de tireoide. Foram identificados 14 exames, sendo 11 pacientes. Contudo, destes, apenas sete realizaram 68Ga-DOTATATE e 18F-FDG na nossa instituição. A positividade das lesões foi avaliada comparativamente entre os traçadores.

Resultados e discussão

Do total de sete pacientes que realizaram estudos com os dois traçadores, apenas cinco apresentaram positividade em algum dos exames ou em ambos. Foram encontrados 20 sítios de lesões no total, sendo mais comum o envolvimento nodal. O 18F-FDG foi positivo em 15 dos sítios (75%), e o 68Ga-DOTATATE em 11 (55%). 13 lesões foram positivas com apenas um dos traçadores. O 18F-FDG identificou mais lesões, 11 (69,2%), contra quatro (30,8%) que foram identificadas nos estudos com 68Ga-DOTATATE. Sete lesões foram positivas em ambos os estudos, sendo que cinco foram mais ávidas ao 18F-FDG em relação ao 68Ga-DOTATATE.

Conclusões

CMT é uma forma agressiva de neoplasia de tireoide, com metástases locais em 30-50% dos casos. A identificação da lesão utilizando modalidades de imagem é de importância crucial para o manejo da doença recorrente ou metastática. Tanto o 68Ga-DOTATATE quanto o 18F-FDG se mostraram traçadores de imagem eficientes na detecção de doença recorrente ou metastática em pacientes com CMT. Nosso trabalho mostra a heterogeneidade da doença e que a possível associação dos métodos pode aumentar a detecção de lesões. Revela ainda qual o percentual de pacientes positivos ao 68Ga-DOTATATE (31%) e que se beneficiariam da terapêutica com o 177Lu .

Palavras Chave

68Ga-DOTATATE; 18F-FDG; carcinoma medular de tireoide.

Arquivos

Área

Medicina Nuclear

Instituições

IMAGENS MÉDICAS DE BRASÍLIA (IMEB) - Distrito Federal - Brasil

Autores

ROMEL JEFFERSON HILGEMBERG JR., BRUNO RUSSIANO OLIVEIRA BOENO, CARLA LIMA SANTOS VIVIANI, DIONÍSIO NEPOMUCENO VIVIANI, RENATO RAMOS BARRA, MARCELO MOREIRA SILVA