Dados do Trabalho
Título
Ensaio pictórico com revisão didática sobre edema pulmonar, casos que todo radiologista deve saber.
Introdução e objetivo(s)
O edema pulmonar, caracterizado pelo Acúmulo anormal do fluido no meio extravascular, no interior do interstício pulmonar e dos alvéolos. A capacidade de reconhecer e interpretar os padrões radiográficos associados ao edema pulmonar é de suma importância para os radiologistas, pois desempenha um papel crucial na diferenciação de causas subjacentes, na elaboração de diagnósticos precisos e no direcionamento de condutas clínicas apropriadas, para mitigar potenciais complicações.
Objetivos:
Identificar padrões radiográficos comuns associados ao edema pulmonar.
Oferecer uma revisão didática sobre a fisiopatologia e diferentes causas do edema edema pulmonar.
Aprimorar a capacidade de radiologistas em reconhecer e diferenciar edema pulmonar em diversas apresentações clínicas.
Método(s)
Ensaio pictórico retrospectivo baseado em casos clínicos do arquivo hospitalar de pacientes com edema pulmonar. A seleção dos casos foi realizada de forma abrangente, incluindo pacientes com edema pulmonar das mais diversas etiologias. A coleta de dados envolveu revisão de registros médicos, obtenção de imagens ultrassonográficas pertinentes e, quando disponíveis, correlação com exames clínicos e laboratoriais.
Discussão
O edema pulmonar ocorre devido ao desbalanço das forças de starling sem a completa correção pelas respostas fisiológicas, para conhecer sua fisiopatologia é necessário compreender que o líquido sai do vaso para o tecido pela pressão hidrostática na parede e retorna pela ação dos componentes osmóticos exercendo a pressão oncótica.
Nesse contexto, podemos entender os principais mecanismos relacionados ao edema pulmonar, que são caracterizados como: Aumento da pressão hidrostática, que pode se caracteriza na imagem como ingurgitamento e cefalização do pedículo vascular, espessamento da parede brônquica, Linhas B de Kerley (espessamento dos septos interlobulares), derrame pleural, sendo principalmente representado pela sobrecarga hídrica e insuficiência cardíaca; Alteração da permeabilidade que se expressa como opacidades em vidro fosco (gradiente gravitacional), consolidação, espessamento septal, reticulações subpleurais e bronquiectasia, sendo observados em pacientes com danos inflamatórios exuberantes e frequentemente relacionado a síndrome do dano alveolar difuso.
Conclusões
Ao explorar casos representativos, buscamos aprimorar a capacidade dos radiologistas em reconhecer padrões característicos do edema pulmonar nos exames de radiografia e tomografia, esse conhecimento permite diferenciar etiologias com base nos seus mecanismos de formação e, com isso, contribuir para decisões clínicas com base em laudos mais acurados.
Palavras Chave
EDEMA PULMONAR; radiografia de tórax; tomografia de tórax
Arquivos
Área
Tórax
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
MATHEUS MARCELINO DIAS, EDUARDO KAISER URURAHY NUNES FONSECA, RODRIGO BASTOS DUARTE PASSOS, LAVÍNIA FERREIRA DIAS, ANA CAROLINA SANDOVAL MACEDO, PATRICIA YOKOO, GUSTAVO BORGES DA SILVA TELLES, LUCAS DANIEL PEREIRA LOPES, DANILO PERUSSI BIANCO, RODRIGO CARUSO CHATE, MARCELO BUARQUE GUSMÃO FUNARI