Dados do Trabalho
Título
Intussuscepção intestinal relacionada à Lúpus Eritematoso Sistêmico em paciente masculino
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Relatar caso de paciente com manifestações clínicas suspeitas para Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), evoluindo com intussuscepção intestinal relacionada ao LES ao longo de sua internação – uma associação rara e não usual.
História clínica
Paciente masculino, 26 anos, com relato de febre aferida acima de 38,0˚ e astenia há cerca de 1 mês, associados a episódios de poliartralgia, lesões eritemato-descamativas na face, tórax e membros superiores. Após exames iniciais, foi admitido em leito de UTI com pancitopenia, proteinúria, volumoso derrame pericárdico, pequeno derrame pleural bilateral, sinais sugestivos de edema pulmonar e pequena ascite. Ademais, durante sua internação apresentou melhora parcial do quadro congestivo inicial, porém evoluindo com dois focos de intussuscepção em alças de delgado, provavelmente jejunais, associadas a espessamento e realce parietal, diagnosticados em tomografia de abdome com contraste.
Discussão e diagnóstico
Com base nos sinais e sintomas apresentados inicialmente, a equipe multidisciplinar optou por investigar possível diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico, suspeita confirmada após positividade do FAN, Anti-SM, Anti-La e Coombs direto. Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune de causa desconhecida, que pode afetar virtualmente qualquer órgão e cuja heterogeneidade dos sinais e sintomas, o tornam um desafio diagnóstico. Sintomas gastrointestinais no LES são frequentes, afetando cerca de 40% dos pacientes, podendo estar relacionadas a vasculite-like, reações medicamentosas, infecções. Responsável por menos de 5% das obstruções intestinais em adultos, a intussuscepção é considerada rara em adultos; e ainda mais rara como complicação ou manifestação de LES, com poucos relatos na literatura a respeito. A intussuscepção se apresenta de forma característica na tomografia, com a configuração de anéis concêntricos em imagens axiais, representando as camadas do intestino dentro uma da outra, com realce pelo meio de contraste, equivalente ao sinal do alvo ultrassonográfico ou como uma formação em forma de salsicha dentro da alça intestinal externa nas imagens longitudinais.
Conclusões
Lúpus Eritematoso Sistêmico é um desafio diagnóstico pela sua heterogeneidade de sinais e sintomas, com manifestações gastrointestinais frequentes, entretanto, sendo a intussuscepção intestinal considerada rara em adultos em geral e ainda mais rara quando associado a LES – tornando este caso não usual e raro.
Palavras Chave
lúpus eritematoso sistêmico; intussuscepção
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
Hospital das Forças Armadas - Distrito Federal - Brasil
Autores
GABRIEL ALVARENGA BECKMANN, MARCIO DE CAMPOS E SILVA, BRUNO YOSHIMITSU CAVICHIOLI SATO, ESTHER AGNES PEREIRA LANNA DA COSTA, MARILIA BARROSO DE SOUSA, LEONARDO PESSOA LIMA OLIVEIRA, BARBARA ELIS DE ARAUJO, MARIANA FERNANDA SANTOS SILVA, CAMILLA DE LIMA VIANA FERNANDES, PATRICIA SOUZA NASCIMENTO VIANA