Dados do Trabalho
Título
Revisão de literatura: aplicação do metaverso para o ensino médico
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O trabalho tem como objetivo realizar revisão de literatura identificando os benefícios e possíveis preocupações relativas à aplicação do metaverso no ensino na área da saúde e despertar o interesse e a discussão na aplicação desta tecnologia.
Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
Revisão de literatura baseada nas produções científicas sobre o uso do metaverso na educação em saúde entre 2021 e 2024.
Discussão
O metaverso é um ecossistema virtual integrado entre a realidade e o virtual em que pode-se participar de experiências simuladas compartilhadas. Ele está enraizado na realidade virtual (tecnologia capaz de imergir o usuário em um ambiente virtual) e na realidade aumentada (projeta a presença virtual na realidade, sobrepondo-a no mundo real.
Com a pandemia COVID-19, o ensino tradicional teve que ser modificado, e os educadores se depararam com a dificuldade de proporcionar aos alunos experiências práticas e interações com os pacientes que são essenciais para o aprendizado na saúde. O metaverso poderia promover esse envolvimento, criando um ambiente seguro e imersivo para as práticas.
Chen et al. sugere que o uso de uma pedagogia imersiva, que combine o ensino tradicional com experiências de aprendizagem no metaverso, pode aumentar o envolvimento dos alunos e melhorar os resultados de aprendizagem.
O metaverso pode ser usado para criar salas de aula virtuais e ambientes de treinamento, que podem ser particularmente úteis para áreas que exigem aprendizagem prática ou simulações. Um dos principais benefícios de usar o metaverso é fornecer aos alunos feedback imediato e personalizado.
Dentre as propostas mais atraentes, está no seu para o uso para aprendizagem nos programas de anatomia humana em que se pode fornecer a visualização espacial necessária de múltiplos pontos de vista em 3D.
Conclusões
Apesar de promissor, mais pesquisas sobre o uso do metaverso na educação são necessárias para avaliar as experiências de aprendizagem dos estudantes de medicina, assim como comparar e avaliar a eficácia desse artifício em comparação a outros programas.
Palavras Chave
metaverso; educação;
Arquivos
Área
Ensino
Instituições
DASA - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
NATHALIA CHRISTINA LOPES FLORES, LUCAS DE ABREU NEVES BELLO DE CAMPOS