Dados do Trabalho


Título

Radiômica em radiologia torácica: tudo o que você precisa saber

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O objetivo do presente trabalho é apresentar ao leitor os principais conceitos, processos e aplicações relativos à radiômica, bem como suscitar a reflexão sobre os desafios e perspectivas de implementação dessa ferramenta na rotina e no processo de decisões clínicas.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

A radiômica é uma metodologia sofisticada de análise de estudos radiológicos que busca extrair parâmetros quantitativos a partir das imagens, sobretudo de tomografia computadorizada, ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons. Envolve processos de aquisição das imagens, identificação/segmentação da região de interesse, extração e análise desses dados para o desenvolvimento de modelos preditivos.
Aplicada em diversos contextos clínicos, tem seu maior desenvolvimento na área oncológica. Através de uma grande variedade de biomarcadores, tem o potencial de auxiliar na detecção, diagnóstico, resposta terapêutica, monitorização e prognóstico do paciente.

Discussão

A radiômica é projetada para geração de modelos preditivos que, em conjunto com outros dados, produzam informações que auxiliem no processo de decisão clínica personalizada. Existem modelos que buscam, por exemplo, estimar o grau de invasão de neoplasias pulmonares a partir da avaliação de nódulos ou a resposta ao tratamento imunoterápico com o uso de biomarcadores.
Apesar de avanços promissores, apresenta desafios que retardam seu desenvolvimento. A baixa reprodutibilidade dos resultados é uma questão importante. A falta de padrões/protocolos e a complexidade técnica, tanto da aquisição quanto do processamento das imagens, podem interferir na consistência dos dados, prejudicando a precisão dos modelos. A integração de dados radiômicos com outros elementos é essencial para compreensão da abrangência da doença, tornado desafiadora a gestão e a interoperabilidade desse grande volume de informações. Por fim, merecem atenção as questões éticas e de privacidade, já que o compartilhamento de dados entre instituições é necessário para impulsionar as pesquisas.

Conclusões

A radiômica é uma abordagem de extração de parâmetros quantitativos de imagens radiológicas através de análises computacionais avançadas. A integração dos dados tem potencial de criar modelos preditivos diagnósticos e prognósticos valiosos para a tomada de decisão médica. Representa um campo emergente, apresentando desafios para sua efetiva incorporação na prática médica. Parte da solução está na abordagem das questões relacionadas à padronização, gestão de dados e compartilhamento.

Palavras Chave

RADIÔMICA; RADIOLOGIA TORÁCICA

Arquivos

Área

Tórax

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

LEONARDO CHAVES MACHADO, LAVÍNIA FERREIRA DIAS, EDUARDO KAISER URURAHY NUNES FONSECA, GUSTAVO BORGES DA SILVA TELES, GILBERTO SZARF