Dados do Trabalho
Título
SHUNTS CARDIOVASCULARES: O que a tomografia de tórax tem a nos oferecer?
Introdução e objetivo(s)
A tomografia de tórax é um exame amplamente disponível que pode oferecer informações além da avaliação do parênquima pulmonar. Os shunts cardiovasculares são um padrão de fluxo em que há o desvio do caminho habitual do sangue por uma diferença de pressão entre as câmaras cardíacas direita e esquerda, tendo este mecanismo múltiplas causas. Os objetivos deste ensaio iconográfico são simplificar a fisiopatologia dos shunts cardiovasculares e ilustrar etiologias tanto congênitas quanto adquiridas.
Método(s)
Foram realizados fluxogramas e ilustrações autorais além da revisão de mais de dez casos originais da nossa instituição. Os casos foram escolhidos priorizando-se o valor pedagógico, sendo separados em dois grupos: (1) Shunts da Esquerda para Direita e (2) Shunts da Direita para Esquerda, que ainda foram ainda subdivididos em origens (a) Cardíaca e (b) Pulmonar.
Discussão
Os shunts cardiovasculares são conexões anômalas entre as circulações arterial e venosa, ambos tendo como resultado final a redução na oxigenação tecidual. O shunt da esquerda para a direita chega a esse fim por provocar redução no débito cardíaco, tendo como exemplos o defeito no septo atrial (origem cardíaca) e o retorno pulmonar venoso anômalo total (origem pulmonar). Já o shunt da direita para a esquerda desvia sangue pouco oxigenado dos pulmões para a circulação sistêmica. É o que ocorre nas síndromes de Eisenmenger e hepatopulmonar.
Conclusões
Apesar do vasto número de condições dentro da "gaveta" de shunts cardiovasculares, o entendimento da fisiopatologia torna palatável o raciocínio diagnóstico em cima dos métodos de imagem, inclusive aplicado a um método difundido como a tomografia computadorizada de tórax.
Palavras Chave
Cardiopatias congênitas; tomografia de tórax; shunts
Arquivos
Área
Tórax
Instituições
INSTITUTO DE RADIOLOGIA HC-FMUSP - São Paulo - Brasil
Autores
CAROLINE SILVA NOVIS, IURI SHEEN DE LACERDA, JULIANA HELENA MANSO BRANDÃO, RENATO TOSHIO MURASHITA FUJIKI, LUIZA ALTINO OLIVEIRA GATTO, CAMILA SOARES FRANCO, EDUARDO KAISER URUHARY NUNES FONSECA, MÁRCIO VALENTE YAMADA SAWAMURA