Dados do Trabalho
Título
Índice de Exposição como indicador de qualidade em radiodiagnóstico.
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O objetivo foi analisar artigos científicos que abordassem assuntos sobre o índice de exposição (IE) nas radiografias digitais e o equilíbrio entre dose de radiação e qualidade de imagens.
Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
Revisão de literatura.
Discussão
Um exame de raios-X geralmente é o primeiro exame de imagem solicitado por qualquer especialidade médica e o equilíbrio entre dose de radiação e qualidade de imagem através do equipamento digital tornou-se um desafio entre os profissionais da radiologia. Na radiografia analógica, sinais de hiperexposição são facilmente reconhecidos e medidas corretivas são imediatamente realizadas. A tecnologia digital proporciona menores repetições perante erros de técnica de exposição, porém retirou a sensibilidade do profissional em detectar os casos de hiperexposição, ocasionando exposição não intencional para concluir uma imagem digital. Os casos de subexposição são facilmente detectados através de ruído aparente na imagem. Desde 1991, quando o sistema digital ganhou o mercado, os fabricantes disponibilizaram os valores de índice de exposição (IE) no final da exposição radiográfica e orientações para a calibração dos equipamentos, porém essa métrica não era padronizada. Atualmente, os fornecedores dos equipamentos digitais devem seguir a padronização internacional. O valor do IE é proporcional à quantidade de radiação que atinge o receptor de imagens e o usuário pode estabelecer limites de índice de exposição alvo (IEA) de acordo com cada projeção radiográfica como um limiar entre qualidade da imagem e otimização de dose, visto que quanto maior a exposição radiográfica, menor será o ruido radiográfico e consequentemente, maior a dose de radiação. A partir do IE e IEA, é calculado o índice de desvio (ID) que fornece um retorno imediato ao técnico de radiologia se a exposição foi realizada dentro do esperado. O IE não se refere a limite de dose individual, porém pode orientar o profissional quanto a uma exposição radiográfica segura garantindo a qualidade de imagem almejada.
Conclusões
Se adaptar às novas tecnologias é necessário para garantir a qualidade e segurança dos pacientes durante os procedimentos radiológicos.
Palavras Chave
índice; qualidade; radiodiagnóstico.
Arquivos
Área
Técnicas Radiológicas
Instituições
Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas do Hospital das Clínicas de Bauru. - São Paulo - Brasil
Autores
PATRICIA COSTA ALEXANDRE, JULIANA FACCHINI, MARCEL KOENIGKAM SANTOS, MATHEUS ALVAREZ