Dados do Trabalho
Título
A INFLUÊNCIA DAS LIGAS ACADÊMICAS NA ESCOLHA DA ESPECIALIDADE MÉDICA
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Investigar se a participação em ligas acadêmicas influencia (positivamente, negativamente ou não influencia) na escolha da especialidade médica futura.
Material(is) e método(s)
A Coleta de dados se deu através da busca nos currículos Lattes de 304 formandos da Faculdade de Medicina XXX (de 2015 a 2019), das seguintes informações: link do Lattes, última atualização, participação em ligas (quantidade, se aplicável), e no site do Conselho Federal de Medicina, foram obtidas informações sobre a posse de RQE e a especialidade.
A análise descritiva dos dados qualitativos se deu por meio de tabelas e gráficos, apresentando distribuições de frequências absolutas e percentuais. Para dados quantitativos, foram calculadas medidas de tendência central (média), posição (mediana, primeiro e terceiro quartis) e variabilidade (desvio-padrão).
A comparação entre os números médios de ligas participadas por ex-alunos com e sem RQE foi conduzida através do teste t-Student para amostras independentes, com um nível de significância de 5%.
Resultados e discussão
Esta pesquisa, inédita na literatura, tem como finalidade destacar a influência das ligas acadêmicas na escolha das especialidades, fundamentada na vivência que sugere uma relação causal entre ambas. Devido a limitações técnicas, não foi obtida uma resposta conclusiva para validar a teoria inicial, uma vez que requereria contato direto com os alunos, atualmente não viabilizado devido à falta de licença adequada. No entanto, através da coleta de dados públicos, identificou-se que o número médio de ligas acadêmicas nas quais ex-alunos com RQE participaram foi significativamente superior ao dos ex-alunos sem RQE (p = 0,0164). Este resultado, dentro das limitações do estudo, oferece suporte à hipótese inicial.
Conclusões
Mesmo não tendo uma confirmação definitiva devido a limitações técnicas, a pesquisa sugere relevância das ligas acadêmicas na escolha de especialidades. Pois, foi identificado que ex-alunos com RQE participaram, em média, de mais ligas do que aqueles sem RQE (p = 0,0164), respaldando a principal hipótese. A continuidade desse projeto prevê uma etapa envolvendo a coleta direta de dados da população de interesse para investigar de que forma a participação nas ligas acadêmicas influenciou os passos subsequentes na formação profissional.
Palavras Chave
Ligas Acadêmicas; Especialização;
Arquivos
Área
Ensino
Instituições
Centro Universitário Barão de Mauá - São Paulo - Brasil
Autores
MILA MUCCI, MARCUS VINÍCIUS NASCIMENTO VALENTIN, MARIA LUIZA POZZA LIMA, ANA GUIMARÃES, MARCELO MOTTA DUTRA, LUCILA COSTA ZINI ANGELOTTI