Dados do Trabalho


Título

Lesões pulmonares em pacientes jovens após uso de cigarros eletrônicos: achados radiológicos para o diagnóstico de EVALI

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O presente estudo propõe analisar o conteúdo científico publicado entre 2019-2023 sobre EVALI, acessível nas principais plataformas online: Scielo, PubMed e Google Scholar. Este trabalho visa abranger informações cruciais relacionadas à EVALI, suas manifestações clínicas e radiológicas, bem como as abordagens terapêuticas adotadas para tratá-la.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

Dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) ou cigarros eletrônicos foram desenvolvidos como alternativa aos cigarros convencionais. Porém, em abril de 2019, médicos nos Estados Unidos identificaram os primeiros casos de uma condição pulmonar grave em jovens ligada ao uso de DEFs denominada de EVALI (E-cigarette or vaping product use-associated lung injury) ou lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos.
Para este trabalho, foi feita uma revisão da literatura científica com pesquisa online utilizando-se os seguintes descritores: “EVALI”, “vaping”, “e-cigarettes”, “lesão pulmonar por vaping” e “lung injury”. Foram incluídos artigos publicados entre 2019 e 2023 nas línguas inglesa e portuguesa.

Discussão

A fisiopatologia da EVALI ainda é incerta. Contudo, há indicações de que metais pesados e o acetato de vitamina E possam estar relacionados às lesões pulmonares, bem como a temperatura empregada na combustão das substâncias químicas, e a disseminação pulmonar de aditivos desconhecidos e aromatizantes artificiais presentes nos DEFs, desencadeando uma cascata inflamatória. Os sintomas respiratórios incluem tosse, dispneia e dor torácica; gastrointestinais, como vômitos, diarreia e dor abdominal; e sistêmicos, como astenia e calafrios. Nos exames de imagem, como radiografia e tomografia computadorizada, foram observadas opacidades em vidro fosco e consolidações bilaterais. O tratamento preconizado é a cessação do tabagismo e o uso de corticoides, associado à internação hospitalar com ventilação, além da prescrição de antibióticos e antirretrovirais em casos de infecção secundária ou na presença de comorbidades.

Conclusões

Apesar do diagnóstico de EVALI ser por exclusão, nota-se a forte relação entre as lesões pulmonares e o acetato de vitamina E, metais pesados, aromatizantes artificiais e aditivos, aliados à alta temperatura da combustão dos componentes químicos. O quadro clínico e as alterações nos exames de imagens dos pacientes predominam. Quanto ao tratamento, baseia-se na cessação do tabagismo e assistência hospitalar quando necessária.

Palavras Chave

EVALI; e-cigarettes; lesão pulmonar por vaping

Arquivos

Área

Biomedicina

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

GLAUBER LUIZ LOPES DA SILVA, MARIA KATIANE ALBUQUERQUE, DÉBORA NÁTALLY GOMES COSTA