Dados do Trabalho


Título

Doença Pulmonar Intersticial por Tomografia Computadorizada: Avaliação em Ultra Low Dose

Introdução e objetivo(s)

Doença pulmonar intersticial (DIP) é um termo usado para descrever uma série de diferentes distúrbios que afetam o espaço intersticial.
Tradicionalmente, tais moléstias são classificadas em dois grandes grupos: as de etiologia conhecida e as de etiologia desconhecida. Embora as primeiras sejam as mais numerosas, as últimas são mais freqüentes na prática clínica.
Nos últimos anos, diversos estudos têm ressaltado o valor da Tomografia Computadorizada na avaliação de doenças pulmonares intersticiais. Recentemente um filtro de energia de modelagem de feixe (Silver Beam), foi iniciado no cenário clínico mundial. Desta forma e com seu uso, tem-se um espectro de energia mais bem otimizado para exames de tórax, com níveis de radiação em ultra low dose.
O objetivo desse trabalho foi avaliar a performance do Silver Beam na redução de dose e qualidade de imagem em pacientes portadores de DIP submetidos a tomografia de tórax.

Método(s)

Foram realizadas tomografias de tórax em tomógrafo de 320 canais com 640 cortes (Aquilion One Prism - Canon Tokyo, Japan). Aquisição helical, matriz de 512x512, FOV de 320 – 500 mm, espessura de corte de 0,5 mm, rotação do tubo de 0,275 segundos, 120 kV e modulação de dose. As imagens foram reconstruídas com o algoritmo de reconstrução em Deep Learning AiCE.

Discussão

A utilização do Silver Beam para triagem e acompanhamento pulmonar, fornece imagens tomográficas do pulmão com alta qualidade e baixo ruído. A melhoria contida no algoritmo devido à inteligência artificial (IA), resulta em uma dose de radiação da ordem de um exame típico de radiografia de tórax.
Protocolos com menor dose de radiação e excelente qualidade de imagem são cada vez mais essenciais na rotina clínica dos centros de diagnóstico por imagem. O avanço da tecnologia, combinado aos recursos da lA, tem contribuído significativamente para um diagnóstico preciso e cada vez mais seguro para os pacientes.

Conclusões

O filtro de energia de modelagem de feixe (Silver Beam) mostrou-se se de grande valia na rotina clínica em tomográficas torácicas em pacientes que possuem algum tipo de DPI. O uso da tecnologia forneceu imagem de alta qualidade diagnóstica, baixo ruído e redução considerável da dose de radiação.

Palavras Chave

Tórax; Tomografia; doença pulmonar

Arquivos

Área

Tórax

Instituições

InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

JACQUELINE KIOKO NISHIMURA MATSUMOTO, HENRIQUE JUNIOR CIRINO, EDUARDO KAISER URURAHY NUNES FONSECA, CESAR HIGA NOMURA