Dados do Trabalho


Título

Ressonância Magnética do Reto: Além dos Conceitos Básicos

Resumo

A ressonância magnética de alta resolução é a pedra angular na avaliação do reto, especialmente nos casos de câncer. Ela possibilitou abordagens de tratamento menos invasivas, com melhor qualidade de vida para os pacientes e resultados semelhantes.
Isso foi possível porque, nos últimos anos, seu uso se expandiu para muito além do estadiamento TNM, possibilitando o acompanhamento pós-terapia neoadjuvante, a seleção de pacientes para a abordagem "Watch and Wait", a predição de resposta à Terapia Neoadjuvante Total (TNT) e muito mais.
Apesar de todos esses avanços, a interpretação da ressonância magnética de reto ainda é uma fonte frequente de dúvidas, como a definição de envolvimento linfonodal, o status da fáscia mesorretal, a distinção entre recrescimento e recorrência e a classificação dos tumores de reto baixo, que precisam ser esclarecidas.
Para o futuro próximo, a imagem do câncer retal está prestes a receber um grande impulso da radiômica, um campo em crescimento com potencial de ser aplicado em todas as fases, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento.
Este trabalho traz dicas para aprofundar a anatomia do reto e faz uma revisão abrangente, abordando desde os conceitos básicos até as aplicações emergentes da ressonância magnética de reto na rotina radiológica.

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

THIAGO JOSÉ PINHEIRO LOPES, LUCAS ROBERTO LELIS BOTELHO DE OLIVEIRA, DANIEL LINHARES CARDOSO, VITOR DORNFELD BICHUETTE, HALA KHASAWNEH, DINA HAMDAN, LUCIANA ELTZ SOARES, LUCIA CHAGAS, JOÃO MIRANDA, NATALLY HORVAT