Dados do Trabalho


Título

ENSINO DA ULTRASSONOGRAFIA COM A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL E DA REALIDADE AUMENTADA – REVISÃO SISTEMÁTICA BEME

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O objetivo desta revisão sistemática foi a avaliação da eficácia do ensino da ultrassonografia pelas realidades aumentada e virtual comparadas com a metodologia tradicional.

Material(is) e método(s)

O estudo utilizou o modelo de revisão sistemática para educação orientado pela Best Evidence Medical Education. Foi realizada uma pesquisa sistemática completa da literatura em outubro de 2021 nos bancos de dados online MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, Tripdatabase, CINHAL e LILACS para publicações originais em todos os idiomas. Foram utilizados os seguintes termos MeSH: Ultrasonography; Virtual Reality; Augmented Reality; Video Games; Computer Simulation; Education, Medical; Teaching; Simulation Training. Todos os estudos elegíveis foram avaliados com o modelo de Kirkpatrick e pelos indicadores de qualidade de Buckley

Resultados e discussão

A busca resultou em 7.855 artigos, dos quais 18 apresentaram qualidade metodológica suficiente para sua inclusão – seis de realidade aumentada e 12 de realidade virtual. Com a análise desses dados, observou-se que o ensino da ultrassonografia utilizando estas tecnologias apresenta boa aprendizagem, pois acelera a curva de aprendizado, aumenta a qualidade das imagens e reduz a lesão de tecido nos procedimentos.

Conclusões

As estratégias de ensino que utilizam a realidade aumentada e/ ou realidade virtual resultam em boa aprendizagem por parte dos participantes avaliados e podem ser utilizadas como uma ferramenta complementar no ensino da ultrassonografia, incluindo procedimentos guiados por este método.

Palavras Chave

Ultrassonografia; Realidade Virtual; Realidade Aumentada

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

MÁRCIO LUÍS DUARTE, LUCAS RIBEIRO DOS SANTOS, ACARY SOUZA BULLE OLIVEIRA, MARIA EDUARDA DOS SANTOS PUGA, WAGNER IARED, MARIA STELLA PECCIN