Dados do Trabalho


Título

O papel da Ressonância Magnética como método essencial no diagnóstico de neuralgia do trigêmeo: uma revisão da literatura.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

- Ratificar a importância da Ressonância Magnética (RM) do encéfalo na avaliação dos pacientes com neuralgia do trigêmeo (NT).
- Ilustrar os subtipos de NT por meio de sequências de RM do nosso acervo pessoal.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

A neuralgia do trigêmeo (NT) é uma condição complexa, debilitante, de início súbito, dada por dor intensa, unilateral e paroxística em um ou mais ramos do nervo trigêmeo. A NT clássica requer demonstração de alterações morfológicas na raiz do nervo trigêmeo por compressão vascular, sendo as artérias cerebelar superior (SCA) e cerebelar anteroinferior (AICA) as mais envolvidas. A NT secundária ocorre devido a uma patologia neurológica subjacente identificável, como processos neoplásicos, condições traumáticas, malformações vasculares e doenças desmielinizantes. Por fim, a NT de etiologia desconhecida é chamada de idiopática, sendo um diagnóstico de exclusão.
O presente artigo baseou-se em uma revisão bibliográfica que teve como fonte de pesquisa os bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e NCBI Pubmed. Os termos neuralgia, trigêmeo e Ressonância Magnética foram utilizados como descritores. Os critérios de inclusão foram idioma (inglês, espanhol e português) e período (2018-2023). Ao final do levantamento bibliográfico, foram selecionados 14 artigos, conforme a relevância para o tema proposto.

Discussão

A causa mais comum de NT é o conflito neurovascular, que se dá, primordialmente com um ramo arterial. Protocolos de RM com cortes finos e sequências 3D são essenciais para avaliação do ângulo cerebropontino e da orelha interna. A presença de margem de contato entre um ramo vascular e o nervo trigêmeo não é suficiente para configurar conflito, visto que comumente é visualizado em pacientes assintomáticos. Por isso, critérios como afilamento, deformação do nervo ou distorção de seu curso devem ser considerados. A NT secundária ocorre na presença de neoplasias situadas no trajeto do nervo trigêmeo. Disponibilizamos a seguir imagens que ilustram diferentes subtipos de NT.

Conclusões

A NT é uma condição complexa dolorosa que pode estar associada a um conflitos neurovasculares ou a lesões estruturais. Seu tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Por esse motivo, a avaliação complementar com RM, é essencial para o diagnóstico, a programação terapêutica e o seguimento pós-operatório.

Palavras Chave

Neuralgia; trigêmeo; Ressonância magnética

Arquivos

Área

Neurorradiologia

Instituições

São Carlos Imagem / ISCEP - Ceará - Brasil

Autores

MARINA LUCENA AGUIAR RORIZ, ROBERTO GUIDO SANTOS PAIVA, DANIEL GURGEL FERNANDES TAVORA, ANDRE RODRIGUES FAÇANHA BARRETO